Museu Municipal homenageia universo feminino e mulheres de Barreiras



Nesta manhã desta quinta-feira, 22, as mulheres que marcaram época em Barreiras foram lembradas no encontro promovido pelo Museu Municipal Napoleão Mattos Macêdo. O café da manhã preparado pela equipe do museu, reuniu mulheres de todas as áreas para relembrarem, homenagearem e admirarem o acervo com fotos, textos e história de mulheres que contribuíram para a construção da cidade.

A comemoração faz parte da programação do mês de março que é dedicado ao mundo feminino, o empoderamento e homenagens às mulheres. Durante todo o encontro, nomes como Lélia Rocha, Mãe Dadá, Dona Beré, professora e poetisa Marialva Santos, Inês Pitta, Diciola Baqueiro, Iazinha Pamplona, Benê Campos, artista plástica Pedrita, vereadoras Beza e tantas outras, foram citadas relembrando a representatividade e contribuições para a sociedade.

A professora Marialva Santos e Lélia Rocha foram agraciadas com o Diploma de Reconhecimento aos serviços prestados a preservação da história e memória da cidade. A professora Clélia Rocha recebeu a homenagem, ficando emocionada durante a entrega.

“Uma manhã linda e feminina, com o encontro de pessoas especiais. Uma honra homenagear mulheres como Lélia Rocha e professora Marialva, que receberam o diploma pela contribuição ao Museu”, disse a coordenadora Maria Amélia.

As escritoras da Academia Barreirense de Letras também compareceram, e fizeram exposições de obras. A presidente Ananda Lima, a professora Tina e Solange, representaram os membros e lançaram o Edital para novos ingressos na ABL, que estará disponível na Biblioteca Folk Rocha a partir do dia 26 de abril.

“Esse encontro das mulheres reforça a nossa convicção da importância de cada uma na história de Barreiras. Aqui acompanhamos a trajetória dessas guerreiras, e também abraçamos as que ainda estão na luta. Agradeço a presença de cada uma, e a participação musical de Lissandra, que trouxe sua voz poderosa e seu carisma”, disse a Diretora de Cultura, Emília Moreno.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.