Encontro reúne mulheres empreendedoras na região Oeste da Bahia





Mais de 500 mulheres do Oeste da Bahia se reuniram na noite desta terça-feira, 27, em Barreiras no III Encontro de Mulheres Empreendedoras da região, em uma capacitação oferecida pelo Sebrae. O evento foi uma comemoração ao mês das mulheres, e teve o objetivo de apresentar soluções inovadoras, discutir oportunidades e desafios do empreendedorismo feminino.

Durante o encontro, a gerente adjunta de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, Alice Vargas, deu dicas de como identificar oportunidades e mostrou de uma forma dinâmica como fomentar um empreendimento através das mídias sociais. “Nosso objetivo foi mostrar de que forma se posicionar nesse mundo digital, como se comportar e o que falar nas redes sociais, porque tudo o que é postado na internet reflete na imagem do negócio”, pontuou.

Maria Flávia, autora do livro “Educação e Empreendedorismo Social”, também foi uma das palestrantes do evento e falou sobre os desejos, dilemas e descobertas do universo feminino. “Mostramos para essas mulheres que esse é um mês para pensarmos em nossas carreiras, que precisamos avançar cada dia mais, e o empreendedorismo é uma das melhores alternativas para crescermos ainda mais no mercado”, destacou.

A Secretaria de Acompanhamento de Políticas Estratégicas de Formosa do Rio Preto, Ronúbia Setubal, levou uma caravana com 21 empreendedoras do município. “Levamos mulheres que fazem história no município de Formosa, como artesãs, produtoras rurais, porque acreditamos que o Sebrae tem muito a contribuir através de qualificação. Esse evento foi um exemplo disso”, pontuou.

Keiko Ueda, empresária do ramo contábil há 30 anos, também participou do encontro, e disse que ficou muito satisfeita com o que viu. “Vim aqui para buscar conhecimento e me motivar com histórias de mulheres empreendedoras”, frisou.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, o encontro teve o intuito de fortalecer ainda mais o empreendedorismo de gênero e apresentou reflexões sobre o atual mundo dos negócios, com a liderança de muitas mulheres, e os diferentes papéis que elas desempenham na sociedade.

Dados

Segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2015 (GEM), o empreendedorismo feminino está em crescimento. Entre 2001 e 2014, o Brasil registrou um aumento de 34% no número de mulheres empreendedoras, como revela a pesquisa Donos de Negócios - Análise por Gênero 2015, elaborada pelo Sebrae com dados da Pnad/IBGE de 2014.

Em 2014, eram 7,9 milhões as empresárias em atuação no mercado e, desse total, 98,5% como donas de micro e pequenas empresas. Ainda nesse período, do total de mulheres com negócios existentes no Brasil, a região Nordeste ocupa o segundo lugar na pesquisa, com 29%, atrás apenas do Sudeste, com 41%.

O Encontro de Mulheres Empreendedoras do Oeste da Bahia foi uma realização do Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Sicredi, e teve o apoio da TV Oeste, Prefeitura e Associação dos Jovens Empreendedores de Barreiras.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.