Capacitação com foco no desenvolvimento da piscicultura foi a palavra de ordem durante abertura do Páscoa no Parque



A segunda edição do Páscoa no Parque, realizado pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio, por meio do Programa Vale Produtivo em parceria com a Coopeixe, Codevasf, Distrito De Irrigação Barreiras Sul – DISB, Banco do Nordeste, Pratigi Alimentos, Fundação Banco do Brasil, UNEB, ADAB, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, Instituto AIBA, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, foi aberto na manhã desta quarta-feira, 28, no Parque de Exposições Engenheiro Dr.Geraldo Rocha pelo prefeito Zito Barbosa.

Além do secretário de agricultura José Marques, prestigiaram o evento a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, o deputado estadual Pablo Barrozo, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson Rodrigues, secretários de governo, vereadores, representantes das instituições parceiras, o presidente da CDL André Braga, a diretora da TV Oeste Zezé Campos e o gerente regional do Sebrae Emerson Cardoso.

Durante os pronunciamentos, a capacitação de pequenos produtores rurais e criadores de pescado foi bastante enfatizada, com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva regional, de forma a integrar as diversas atividades e oferecer aos trabalhadores e empresários da linha de frente, suporte técnico para garantir bons resultados.

“Estamos trabalhando para capacitar o criador do pescado, ontem já tivemos um dia de campo com palestras técnicas direcionadas ao setor piscícola. Temos ainda o Programa Vale Produtivo que já levou assistência técnica a mais de 500 famílias de pequenos produtores, com fornecimento de calcário para correção de solo e horas máquina para melhoria do cultivo nas lavouras. Isso fará com que os pequenos possam produzir melhor para o seu consumo, e gerar renda extra com a comercialização do excedente da produção”, disse o prefeito Zito.

O presidente da CDL, André Braga citou o Páscoa no Parque como um canal potencial de integração. “O evento já está consolidado, ele movimenta a economia de todos os setores, além disso, agrega valor aos produtos aqui comercializados quando traz para Barreiras outros municípios do Oeste, promovendo ainda, a integração regional”.

Já o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso, classificou a feira como ‘o evento da família barreirense’, que valida as características técnicas com as capacitações importantes na formação de agricultores e criadores. “Tudo em Barreiras se torna uma nova oportunidade e tem potencialização de vocações produtivas, prova disso é que neste sábado, o Cacau do Oeste será apresentado a todo o Brasil no programa É de Casa, da Globo. Isso trará retorno para todos que aqui vivem, com a geração de divisas. Esse também é o foco do Páscoa do Parque, capacitar e promover os produtos e produtores do oeste”, disse Emerson.

O evento - Composto por quatro vilas, o festival oferece opções para todas as faixas etárias. Na Vila dos Sabores, uma praça de alimentação composta por restaurantes e lanchonetes oferece cardápios à base de pescado e frutos do mar, além das barracas de guloseimas. A Vila da Páscoa é um espaço lúdico com a Casa do Coelho e com foco no entretenimento infantil, incluindo decoração temática.

Na Vila do Peixe o público pode adquirir peixes e temperos frescos, frutos do mar e todos os ingredientes imprescindíveis para o cardápio da Semana Santa. Já na Vila dos Parceiros instituições como Codevasf, CAR, Sindicato dos Produtores Rurais, Senar, Coopeixe, Adab, Sebrae, entre outros, oferecerão orientações aos criadores de pescado, com modelos de projetos e programas voltados para a implantação da piscicultura.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.