Bolsa Família é tema de videoconferência em Barreiras




Na última quarta-feira, 28, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho participaram de uma videoconferência de capacitação do Sistema Único de Assistência Social SUAS, promovida pela Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social SJDHDS - BA. O tema principal foi o acompanhamento familiar no Sistema de Condicionalidades – Sicon dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A capacitação foi realizada no auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT.

A transmissão online reuniu trabalhadores dos equipes do Bolsa Família, conselheiros da Assistência Social, gestores dos programas sociais, equipes dos CRAS, CREAS e representantes da área que atuam na região. A conferência apresentou e discutiu o novo método de acompanhamento às famílias do Cadastro Único beneficiárias do Programa Bolsa Família, pelos usuários do CRAS e CREAS através do Sicon. O sistema Sicon viabiliza o acompanhamento intersetorial articulado que identifica a razão pela qual as pessoas tiveram o benefício suspenso, cancelado ou bloqueado, buscando soluções junto com a família e promovendo o acesso aos serviços oferecidos pela proteção social.

“O Bolsa Família é um programa social que alcança um número muito grande de beneficiários em todo o país, em Barreiras não é diferente. Todos os momentos de aprendizagem sobre as estratégias que se relacionam ao acompanhamento das famílias são de suma importância ao nosso trabalho”, disse Karlúcia Macêdo secretária de assistência social e trabalho.

Bolsa Família - O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O programa possui três eixos principais: a transferência de renda, que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.


Fonte: SJDHDS - Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – Governo da Bahia/ com informações – Dircom/Barreiras

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.