Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras discute parceria para recuperação de nascentes



O secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras Demósthenes Júnior,

participou nesta terça feira (6) de uma reunião com o diretor-executivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) Lidevan Morais e a diretora de meio ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) Alessandra Chaves, para discutir parcerias para o desenvolvimento do Projeto de Recuperação de Nascentes em Barreiras.

O objetivo é a celebração de um acordo de cooperação técnica que tem a finalidade de

identificar, mapear e recuperar nascentes localizadas no município de Barreiras, além de incentivar a preservação e conservação das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) e veredas que protegem a hidrografia.

O projeto prevê ações em parceria público privada (PPP) para a proteção e recuperação de nascentes, além de um trabalho de educação ambiental com foco na conscientização dos moradores, sobretudo em áreas particulares, com a finalidade de restaurar APP’s utilizando técnicas como isolamento de nascentes com construção de cercas e plantio de espécies nativas. Os trabalhos deverão ser iniciados em 25 das 50 nascentes já mapeadas pela SEMATUR.

O secretário destacou a importância da recuperação das matas ciliares para manter a qualidade e o fluxo da água. “Sem mata ciliar, as nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam e a infiltração de água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático. Assim como nossos cílios impedem que a sujeira entre em nossos olhos, a vegetação existente no entorno de nascentes, córregos e rios, protege a água”, explicou.

Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, os produtores têm interesse em investir recursos financeiros para execução do projeto já implantado nos municípios de São Desidério e Riachão das Neves. “Com a concretização desta parceria os produtores rurais garantem o apoio financeiro para execução das ações que serão coordenadas e executadas pelo município através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR”.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.