Sebrae e Prefeitura de Barreiras capacitam empreendedores para o Carnaval




Barreiras - Com auditórios lotados, o Sebrae e a Prefeitura de Barreiras promoveram workshops durante três dias, com o objetivo de qualificar os empreendedores que irão trabalhar no Carnaval do município, no Oeste da Bahia. Ao todo, 400 empresários e ambulantes foram capacitados para o trabalho nos cinco dias de festa. Foram apresentados a eles temas voltados para qualidade e atendimento ao turista, controles financeiros, e noções básicas na manipulação e acondicionamento de alimentos.

O primeiro dia de capacitação contou com orientações de postura e como tratar o turista, além de como economizar os recursos de água e energia e contribuir para a preservação do meio ambiente. No segundo dia, os participantes receberam dicas de como controlar o dinheiro do negócio e o fluxo de caixa, entendendo a diferença entre o que é recurso pessoal e o que é do empreendimento, tornando mais fácil a elaboração do controle diário de entradas e saídas do negócio. E, por fim, o último dia de programação apresentou noções básicas de higiene e manipulação de alimentos, com dinâmicas que envolvem práticas de higiene pessoal, ambiente e utensílios. Além disso, os participantes receberam um kit contendo avental, luvas, touca e máscara.

A programação foi importante para a empresária Priscila Dourado, que pretende montar dois espaços para a venda de hambúrgueres no Carnaval da cidade. “Achei essa ação muito importante, é um momento que tivemos para trocar ideias, tirar dúvidas e adquirir mais conhecimento para enriquecer o nosso trabalho”, pontuou. A empresária, que tem como carro-chefe o hambúrguer gourmet, pretende lançar, durante a folia de Momo, baldes de frango e fritas com cheddar e bacon.

Lucília Lima, que é microempreendedora individual (MEI), ficou feliz em participar de todos os dias do evento. “Como pretendo montar uma barraca com sanduíches, caldos e salgados, essas capacitações foram muito importantes. Através delas, pude expandir meus conhecimentos e pretendo aplicar tudo que vi aqui nos dias de folia”, frisou.

Para o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o evento aquece o comércio local e descortina uma série de oportunidades para as empresas do trade turístico e potenciais empreendedores. "Fechamos essa parceria com a Prefeitura a fim de qualificar os ambulantes, microempreendedores individuais e microempresas que trabalharão nas principais avenidas durante o Carnaval. Quanto mais acesso a informação e conhecimento, maior a possibilidade de sucesso”, pontuou Emerson. Ainda segundo o gerente, a ação contribui para que os visitantes da cidade e foliões recebam um atendimento mais profissional e diferenciado.

O carnaval de Barreiras acontece de 9 a 13 de fevereiro e vai contar com uma programação extensa no circuito Agnaldo Pereira, com trios elétricos, grandes blocos e camarotes. No Centro Histórico, o circuito Zé de Hermes contará com o carnaval cultural e blocos tradicionais. E no balneário Três Bocas, haverá o circuito Rio de Ondas.

O membro da comissão do carnaval, Rider Castro, ressaltou a importância da parceria. “Agradecemos ao Sebrae pela pronta parceria, que viabilizou essa capacitação tão importante para os empreendedores do Barreiras Folia”, destacou. A ação é uma realização do Sebrae e Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio; Diretoria de Turismo e Diretoria de Cultura.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.