Barreiras sedia encontro regional de agentes de desenvolvimento




Barreiras - Da teoria à prática, os agentes de desenvolvimento do Oeste da Bahia estiveram reunidos na segunda, 26, e terça-feira, 27, no auditório do Sebrae em Barreiras, para discutir temas como liderança, qualidade no atendimento para micro e pequenas empresas, Lei Geral, seus benefícios e atualizações, dinâmica econômica, desenvolvimento e protagonismo local.

A programação foi elaborada com foco na atuação desses profissionais em seus respectivos municípios, abordando ferramentas que servirão para articular políticas públicas favoráveis às MPE. O encontro contou com a participação de 40 agentes e secretários municipais de toda a região Oeste.

Porfírio José Fogaça, secretário de Administração e Planejamento do Município de Jaborandi, que esteve presente na ação, acredita que o município deve estar preparado para auxiliar os pequenos negócios. “O município não é gerador de emprego direto, mas sim, agente fomentador. Ele tem que estabelecer políticas públicas empresariais, facilitando os pequenos negócios, para que eles, sim, contratem”, frisou.

Durante a programação, diversas palestras foram ministradas, além da discussão de projetos e ações para fomentar o empreendedorismo na região, mediada pela gerente adjunta do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais. Ela destacou o papel do agente como apoiador na transformação de cenários locais, estimulando a competitividade dos pequenos negócios nos municípios.

“A proposta do evento, como um todo, foi apresentar e potencializar a metodologia da gestão orientada para resultados, praticada por todo o Sistema Sebrae, para visualizar as ações realizadas pelos Agentes de Desenvolvimento em prol da implementação da Lei Geral de uma forma estratégica e planejada”, destacou Adriana.

O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste do estado, pontuou a relevância dos agentes no desenvolvimento dos municípios. “A proposta do Agente de Desenvolvimento se consolidou no Brasil, mas precisamos, hoje, adensar o trabalho executado. Por isso a importância da elaboração de diagnósticos municipais, para que o profissional e a administração local tenham a capacidade de ter uma visão estratégica das prioridades da cidade e onde se consegue intervir, mobilizando as políticas públicas e colocando as forças existentes naqueles pontos que são prioritários”, pontuou.

A integração entre agente de desenvolvimento e prefeituras também foi destacada por Emerson. “Acreditamos e continuamos firmes no propósito de que o apoio às micro e pequenas empresas é uma das ferramentas que o prefeito empreendedor tem para desenvolver seu município e melhorar a vida dos habitantes”, afirmou.

Fomento ao empreendedorismo

Os agentes de desenvolvimento são considerados atores indispensáveis ao fomento do empreendedorismo na região Oeste, criando um ambiente mais favorável para os pequenos negócios e atuando no estímulo à formalização, na criação da sala do empreendedor, na desburocratização dos processos de abertura de empresas e na inclusão das pequenas empresas como fornecedoras nas compras públicas.

Leila Oliveira, agente de desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães, que também participou do encontro acredita que o profissional deve ter capacidade de planejar estrategicamente, interagir com as lideranças, negociar e ponderar, “isso é o que vai facilitar a implementação da Lei Geral, fazendo valer os princípios nela contidos, que prevê tratamento diferenciado e favorecido para os pequenos negócios, sendo um instrumento para a promoção do desenvolvimento local”, finalizou.

Os agentes recebem treinamentos periódicos, ofertados pelo Sebrae, com foco na qualificação profissional e no desenvolvimento de competências específicas como planejamento estratégico, técnicas para moderação de grupos, negociação e solução de conflitos, elaboração e gestão de projetos, articulação e captação de recursos.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3611-3013. O Sebrae em Barreiras fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Edifício Portinari, Centro.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.