Aneel autoriza aumento de 15% na conta de luz



Os consumidores baianos deverão sofrer reajuste na conta de energia superior a 15%, conforme propõe a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que sugeriu aumento em outros dois estados nordestinos, Sergipe e Rio Grande do Norte. Para os consumidores residenciais, o reajuste médio proposto é de 15,48%. A indústria, por sua vez, deve sofrer uma elevação de 13,88%.

Contudo, a Coelba informou à Tribuna da Bahia que o índice divulgado pela Agência é preliminar e será analisado durante o período de audiências públicas, que ocorre em abril, de modo que o novo reajuste só entrará em vigor no dia 22 do mesmo mês.

Durante divulgação das propostas, em reunião na última terça-feira (30), o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, justificou que o índice da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) tem um impacto relevante do aumento do custo da energia nas usinas da Cemig, leiloadas pelo governo em 2017.

Em resposta, a Coelba explicou que, “assim como as demais concessionárias do país, contrata a emergia de forma integrada para suprimento de toda a área de concessão através de leilões nacionais regulados, portanto acaba contratando a energia proveniente de todas as regiões do país”.

A empresa destacou ainda que os leilões variam entre 1 e 5 anos de antecedência do início do fornecimento e são definidos conforme programação do governo.

Tribuna da Bahia

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.