XIX Romaria Ecológica de São Sebastião acontece neste sábado em São Desidério





Como parte do calendário cultural de São Desidério, será realizada neste sábado, 20, a XIX Romaria Ecológica de São Sebastião. Com saída às 06 horas da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, na sede do município, devotos seguem em direção ao povoado de Morrão, via chapada, num percurso de aproximadamente 09 km de estrada de chão.

Serão feitas pausas para lanche e roda de samba durante o trajeto. A chegada dos romeiros a localidade, prevista para as 9h30min, é sempre aguardada com muita alegria. Uma procissão conduzirá o andor com o santo até a Igreja local, onde será celebrada às 10 horas, uma missa festiva em honra a São Sebastião, que é padroeiro do povoado. Um almoço será servido aos romeiros ao meio dia e um ônibus fará o retorno dos participantes a partir das 14h30min.

“A romaria foi criada por iniciativa popular na década de 1960. O percurso era feito por uma trilha via Chapada e era o único caminho entre São Desidério e Morrão na época. Com o passar dos anos e a viabilização de outra estrada, o trajeto se tornou esquecido", explica o escritor, Florentino Augusto de Souza Filho.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.