A sete dias para fim do prazo, 1,3 milhão de eleitores ainda não fizeram recadastramento biométrico na Bahia



A sete dias para o prazo final do recadastramento biométrico, estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 1.374.198 eleitores ainda não fizeram o serviço no estado. O dado foi divulgado pelo TRE nesta quarta-feira (24).

O número corresponde a 30,66% do total de baianos que precisam fazer o recadastramento obrigatório. O TRE-BA informou que não haverá prorrogação do prazo, que termina no dia 31 de janeiro.

Em Salvador, mais de 65% dos eleitores já fizeram a biometria. Até o último dia, 703.023 dos soteropolitanos têm que fazer o procedimento para não terem o título cancelado.

Entre os 51 municípios baianos que são obrigados a passar pelo procedimento, a cidade de Candiba, no centro-sul da Bahia, é a que tem o maior percentual de recadastramento feito, até esta quarta, com 91,07% do eleitorado biometrizado. Lá, apenas 979 eleitores ainda não fizeram o serviço.

Em contrapartida, o município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador, tem o menor índice de eleitores biometrizados, com somente 51,81%. Até o dia 31, 15.232 eleitores precisam fazer o recadastramento obrigatório.

Eleitores que têm prazo estendido

Três perfis de eleitores não precisam, obrigatoriamente, fazer o recadastramento biométrico até o dia 31 de janeiro deste ano. A informação foi divulgada pelo desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA).

Rotandano detalhou que poderão fazer o recadatramento até o dia 9 de maio:

Eleitores que não votaram nas três últimas eleições
Eleitores que vão fazer o primeiro título
Eleitores que vão fazer transferência de título

O dia 9 de maio é quando vai ocorrer o fechamento do cadastro eleitoral. As pessoas que têm pendências com Justiça Eleitoral têm até lá para fazer a regularização.

Os demais eleitores são obrigados a cumprir o prazo determinado, que não será prorrogado. "O dia 31 de janeiro é o final da revisão eleitoral e que, posteriormente, se estará cancelando os títulos dessas pessoas que não compareceram, infelizmente", disse o presidente do TRE.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.