Último lote do IR é liberado para pouco mais de 76 mil baianos; 33 mil caíram na malha fina


A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (15) o sétimo e último lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2017. Na Bahia, 76.244 contribuintes foram contemplados. O valor total que será pago aos baianos será de R$ 122.554.640,20. Este lote também inclui restituições de quem saiu da malha fina de 2008 a 2016.

Ainda de acordo com a Receita, após o término do processamento das declarações do IRPF 2017, 33.466 baianos permaneceram retidos na malha fiscal. Quem não aparecer em um dos sete lotes regulares do IR está, automaticamente, na malha fina.

Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida. A Receita informou que para saber se a declaração está na malha fiscal, os contribuintes podem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF no site da Receita Federal.

Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Caso não haja erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise da declaração pela Receita Federal. O agendamento para declarações do exercício 2017 começa a partir de janeiro de 2018.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.