Secretaria de Educação de São Desidério leva orientação sobre cultivo de muda de árvores nativas à zona rural


Moradores da comunidade de Cabeceira Grande receberam orientações sobre o cultivo de plantas nativas do cerrado por meio da Secretaria de Educação com o Programa Despertar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luis Eduardo Magalhães e o Sistema FAEB/SENAR.

O evento contou com orientações teóricas e práticas, e gerou mudas de Ingá, Jabuticaba, Jambu, Buriti, Sucupira, Sansão do Campo, Umburana, ervas medicinais e plantas de jardinagem. “Aprendemos muito sobre como adubar, molhar, e manusear as mudas, quais os cuidados com cada tipo de planta e semente, não cometeremos mais os mesmos erros de antes”, revela a participante Marialva Francisca.

Durante a capacitação foi feito um viveiro que servirá para reflorestar as margens de uma nascente da comunidade. “Precisamos cuidar desta nascente, nos últimos anos a água diminuiu muito, com essas mudas faremos a reposição das árvores nativas”, alerta o professor e participante, Geovânio Teixeira.

A iniciativa de levar a capacitação aos moradores surgiu por meio do Programa Despertar desenvolvido na escola municipal da comunidade. “Recebemos essa demanda de orientar a produção de mudas para repor o substrato florístico da mata ciliar da nascente da localidade, abordamos vários assuntos e tivemos um resultado muito positivo porque os moradores estavam empenhados com este trabalho”, revela o engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR, Osmar Santos.

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.