Alunos do curso técnico em agronegócio conhecem propriedade rural em Luís Eduardo Magalhães


Os alunos da segunda turma 2017.2 do curso técnico em agronegócio, polo de Ensino de Luís Eduardo Magalhães, participaram no último sábado (25) da visita de campo a Fazenda Canto do Rio, do proprietário Todd Kenneth Topp, localizada na BR-242, a 14 km de Luís Eduardo Magalhães, sentido Brasília.

A visita faz parte da disciplina técnicas de produção vegetal, ministrada pelo professor Moisés Pedreira, e teve como objetivo conhecer e compreender as atividades práticas desenvolvidas numa propriedade rural com produção direcionada para a fruticultura.

Na fazenda Canto do Rio, grande produtora de mamão da região, os alunos foram recepcionados pela equipe da fazenda, que passou as primeiras instruções ao grupo de como proceder dentro da propriedade. Em seguida todos acompanharam passo a passo a produção do mamão, desde seu cultivo até chegar à mesa do consumidor.

Os futuros técnicos em agronegócio conheceram in loco as atividades desenvolvidas numa propriedade rural de fruticultura, a importância do manejo para o bom desenvolvimento da área, os critérios técnicos para a escolha (seleção) de variedades da cultura frutífera na fazenda, receberam informações sobre o solo e recomendações de adubações, suas formulações (NPK, Calcário e Gesso) e a importância de cada um dos macros e micronutrientes para o bom desenvolvimento da cultura em suas diferentes fases; a época e tipo de colheita (manual, mecanizada ou ambas), armazenamento, embalagens pós colheita, transporte, classificação, fisiologia pós-colheita e sazonalidade da produção e do consumo; o retorno econômico, mercado consumidor; e conheceram o controle de doenças e pragas associadas a cultura abordada.

Após este processo, todos visitaram a propriedade, as plantações de mamão, também de soja e café, e tiraram as dúvidas sobre o cultivo.

“Realizamos mais uma visita de campo com a segunda turma do curso técnico em agronegócio. Visitas como esta, são muito importantes, pois os alunos vivenciam o dia a dia da propriedade, a produção e fruta, neste caso o mamão de exportação. Essa vivência é importante, principalmente para eles viverem na prática, o que acontece no Oeste da Bahia, que além de ser grande produtor de soja, milho e algodão, também é destaque na fruticultura. Nossos alunos conheceram uma das principais fazendas produtoras de fruta (mamão) da região, e conheceram as técnicas do plantio do mamão, até o transporte”, falou a coordenadora do polo de Luís Eduardo Magalhães, Thalita Sampaio.
Fonte: SPRLEM

COMPARTILHAR

Publicado por:

Anterior
Proxima
Os comentários publicados aqui por você, são de sua inteira responsabilidade.