Palestras esclarecem dúvidas de estudantes sobre Reforma Trabalhista, em escola de Barreiras









Com o objetivo de esclarecer dúvidas, entre jovens que cursam o ensino médio, relacionadas à Reforma Trabalhista, a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveu duas palestras, nesta segunda-feira (16), nos turnos matutino e vespertino, no Colégio Estadual Professor Alexandre Leal Costa. As apresentações foram ministradas pela professora do curso de Direito da FASB, Edelvânia Borges.

Durante a abordagem, a professora fez uma breve contextualização histórica sobre a evolução das relações e legislações trabalhistas, partindo de períodos remotos, em que havia forte presença do trabalho escravo, passando pela criação da CLT, em 1943, e chegando ao momento atual, com a aprovação da Lei n. 13.467/2017. O novo código altera 117 pontos da CLT, e causa forte impacto sobre a jornada de trabalho, equiparação salarial, banco de horas, férias, extinção do contrato de trabalho e plano de demissão voluntária.

“É um assunto de grande interesse para quem vai entrar ou já está no mercado de trabalho. A palestra nos deixou inteirados sobre esse tema que afeta nosso futuro profissional, nossas vidas e a sociedade de modo geral. Além do mais, é importante sabermos o que acontece no meio onde estamos inseridos, isso nos torna mais preparados para tomar decisões”, comentou Gustavo Pimentel, aluno do 1º ano.

A professora responsável pelos alunos presentes na palestra, Taís Andrade, comentou sobre a relevância do tema para jovens que estão nesta fase da vida: “Muitos já estão conciliando escola com trabalho. Então é fundamental que eles saibam como as leis que regem esse mercado estão funcionando. A palestra auxilia para que tenham uma visão mais clara sobre os direitos”, disse.

A parceria da faculdade com as escolas de Barreiras foi destacada pela professora da FASB. “Esse ciclo de palestras é muito proveitoso. Uma forma de nós levarmos para a comunidade aquilo que, muitas vezes, fica restrito aos alunos do âmbito universitário. A proposta pedagógica da Faculdade São Francisco de Barreiras diz que o papel da instituição é de ir além do ensino em sala de aula. É uma forma eficaz de nós socializarmos o conhecimento que difundimos para os nossos alunos”, finalizou.

Araticum 17/10/2017


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
Deixe aqui o seu comentário nesta matéria e no Facebook! Os comentários neste site são de sua inteira responsabilidade.