Oeste da BA tem cidades com sensação térmica superior a 40ºC; umidade relativa do ar impõe risco e chega a 17%


A região oeste da Bahia registra altas temperaturas nesta terça-feira (3), com máximas de até 38º C e sensações térmicas que superam os 40º C. A situação joga para baixo também a umidade relativa do ar, que chega a 17% em algumas localidades, sendo que o ideal é que fique acima de 30%.

O município de Santa Maria da Vitória, por exemplo, registra temperatura máxima, nesta terça-feira, de 38ºC. Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica fica cerca de três graus acima da temperatura registrada e supera os 40º C.

A alta temperatura faz com que o índice de umidade relativa do ar chegue a 17% no município. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que de 30% para baixo já pode trazer transtornos, como problemas respiratórios, principalmente em idosos e crianças", alerta a especialista.

A situação é parecida em Bom Jesus da Lapa. Na cidade, também no oeste, a temperatura máxima registrada chega a 36º C, e sensação térmica se aproxima dos 40º C. Já a umidade relativa do ar chega a 17%, também deixando a região em alerta.

Em Barreiras, a temperatura máxima registrada chegou a 37º C e sensação térmica também superou os 40º C. A umidade relativa do ar, por sua vez, também ficou abaixo do ideal e chegou a 25%.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
Deixe aqui o seu comentário nesta matéria e no Facebook! Os comentários neste site são de sua inteira responsabilidade.